quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Por trás das demos de Bad 25th






No final de 1986, Michael Jackson estava andando no Studio Westlake Audio D, cantando para si mesmo: "Eu me sinto tão mal, eu me sinto muito mal, a música me faz sentir bem.''

"Na época, não tínhamos ideia que o nome do álbum iria ser chamado Bad", brinca o engenheiro assistente, Russ Ragsdale.

Descobriu-se no intervalo entre Thriller e do início oficial das sessões de Bad, Jackson havia escrito algumas músicas novas, entre 60-70. Onze acabou no álbum oficial, deixando inúmeras grandes faixas no chão da sala de corte em várias etapas.

Don't Be Messin' Round
É uma canção que Jackson trabalhou a muitos anos e que ele tinha um grande afeto. Michael escreveu e gravou pela primeira vez ''Don't Be Messin' 'Round'' durante as sessões de Thriller com o engenheiro Brent Averill. Nesta época ele estava trabalhando em uma variedade de idéias musicais, incluindo demos de "P.Y.T" e "Billie Jean". ''Don't Be Messin' 'Round'' apresenta Jackson tocando  piano. Ele também produziu a música. Ele voltou a trabalhar em "Don't Be Messin' 'Round" no final de 1986 junto com Quincy Jones.

I'm So Blue
Esta é uma balada simples mas bonita, ela é reforçada por uma gaita soulful. Jackson narra um conto de amor perdido. 
Matt Forger: "Esta foi uma canção que Michael trabalhou comigo e com Bill Bottrell.''

Song Groove (Abortion Papers)
Jackson não é o primeiro artista a explorar o tema polêmico do aborto na canção. Em "Abortion Papers", Jackson se aproxima o assunto com cuidado, Jackson personaliza o tema através da história de uma menina criada em um lar profundamente religioso. Jackson narra a pista com um vocal forte e apaixonado.

Matt Forger: "Esta música inicialmente foi perdida durante o arquivamento.  Assim que descobri o que era a gente começou a juntar as peças. A canção foi gravada por Brian Maloof e Gary O., um casal de engenheiros que trabalharam com Michael por um breve tempo. Michael realmente refletiu sobre o que a abordagem deveria ser, ele não tinha certeza de como narrá-la. Houve variações diferentes, com vocais, ele não queria que a canção fosse crítica, ele foi muito claro sobre isso. Mas ele queria apresentar uma situação real e complicada."

Free
Era Os versos sobre esta faixa foram claramente ainda estão sendo trabalhados, mas o refrão ("Free, free like the wind blows / To fly away just like the sparrow...") e harmonias são suficientes para levá um longe das preocupações do dia.

Matt Forger: "Houve momentos em que vão para trás e ouvir este material foi realmente uma experiência emocional para mim. Isso era especialmente o caso quando eu comecei a trabalhar na canção. ''Free''. Quando você ouvir essa canção que você ouve o espírito de Michael e alegria. Ele é cru, é solta, é ele em seu elemento, fazendo o que ele gostava de fazer. Primeira vez que eu escutei eu quebrou. Isto é o que era cada dia.''

Price Of Fame
Um dos temas recorrentes na obra de Jackson penetrante no álbum Bad e seus outtakes é sobre estar no controle versus estar sendo controlado. Dada a natureza de sua vida, especialmente depois de Thriller, essa preocupação faz sentido. 

 ''It's the price of fame", Jackson canta no coro. "So don't you feel no pain / It's the price of fame / So don't you ever complain." Jackson oferece um vocal poderoso. 

Matt Forger Matt: "Bill Bottrell e eu trabalhamos nesta canção. Você pode apenas dizer que é uma música carregada emocionalmente. É claramente baseado em sua experiência. Mas Michael sempre fazia canções que são baseados em sua experiência, mas misturando com outros personagens e experiências das pessoas também."

Al Capone
"Al Capone" soa tanto como "Smooth Criminal". No entanto, Jackson tomou elementos que ele gostava e os transformou em algo completamente novo. É uma prova de instintos de Jackson, paciência e ética de trabalho. Embora esta versão anterior tem um grande potencial, ele manteve a canção e veio com o clássico atemporal que é "Smooth Criminal". A demo também demonstra talento notável de Jackson por refrões que colam.

Matt Forger: "Este é um exemplo de uma música onde uma parte dela inspira a próxima versão da canção. Houve muitos casos em que Michael fez isso, onde ele iria morar em uma música e refinar conceitos, ou letras ou melodias. 
A linha de baixo de "Al-Capone'' você pode ver como ele evoluiu para "Smooth Criminal". E o tema gangster todo transitado, embora como ele evoluiu, tornou-se menos sobre uma figura histórica particular e mais sobre uma situação e uma história.''

Fonte: Michael Jackson Legacy Brasil / The Atlantic 

É proibido o uso desse conteúdo para fins comerciais e/ou profissionais. Para publicação do conteúdo em sites, portais e blogs, nos deem créditos ou entrar em contato com a administração do site Michael Jackson Legacy Brasil / The Atlantic. Os infratores estarão sujeitos as penalidades da lei.

0 comentários:

Postar um comentário

 
MICHAEL THE JACKSONS FALE CONOSCO SITES
Noticias
Biografia E-Mail
Biografia Discografia
Videografia Turnes
Discografia
Turnes
Videos